Você sabia que o storytelling é uma ferramenta poderosa para se destacar no mercado de trabalho?
Tudo que vivenciamos em nossa jornada profissional é importante para criar uma narrativa única, que te ajudará a se destacar no mercado de trabalho. Agora, é só entender como utilizar esse recurso e impulsionar sua busca por emprego!
Apesar de o storytelling parecer simples, existem algumas formas de você evoluir na forma como conta histórias, desenvolvendo também a sua habilidades de conversação em entrevistas de emprego.
Veja abaixo algumas dicas que separamos para você:
1. Início, desenvolvimento e conclusão
Comece sua história com um gancho interessante para captar a atenção do recrutador. Por exemplo, você pode começar contando uma situação desafiadora que enfrentou em um trabalho anterior e como superou isso.
Em seguida, desenvolva sua história com detalhes relevantes e mostre como suas habilidades foram fundamentais para resolver o problema. Finalize destacando o resultado positivo que você alcançou e como isso pode ser aplicado na posição em que está se candidatando.
2. Conexão Emocional e sua importância
Uma das principais vantagens do storytelling é a capacidade de criar uma conexão emocional com os recrutadores. Ao compartilhar suas experiências de forma autêntica, você desperta o interesse dos recrutadores. Não tenha medo de contar os desafios e aprendizados, pois isso demonstra sua capacidade de lidar com situações desafiadoras.
3. Histórias Impactantes
Prepare histórias que demonstrem suas habilidades e experiências relevantes para a posição. Lembre-se de adaptar a história de acordo com as perguntas feitas pelo entrevistador e enfatizar os resultados alcançados. Considere também estudar com antecedência os valores, cultura e código de ética da empresa, para que você possa trazer pontos chaves que relacionem a forma como você age em determinada história ao modo como a empresa enxerga que os seus funcionários devem agir. Por exemplo, se um dos pontos que a empresa traz é a “agilidade”, mostre como você foi ágil ao resolver um desafio.
A escuta ativa é o termo utilizado na comunicação onde o foco é ouvir com atenção. É necessário se dedicar para ouvir o que o candidato tem a dizer, interpretando não apenas as palavras, mas também os gestos, expressões e emoções transmitidas durante a conversa. Demonstrar empatia e interesse fará total diferença para que o candidato sinta-se a vontade em se expressar.
Ao utilizar essa narrativa para contar sua vivência profissional, você transmite sua personalidade, habilidades e experiências de uma forma impactante e única. Portanto, lembre-se de aplicar o poder do storytelling para transformar suas experiências em oportunidades.
Utilizando essas estratégias, sua próxima grande jornada está prestes a começar!
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