Storytelling: A estratégia que vai impulsionar sua carreira

Você sabia que o storytelling é uma ferramenta poderosa para se destacar no mercado de trabalho?

Tudo que vivenciamos em nossa jornada profissional é importante para criar uma narrativa única, que te ajudará a se destacar no mercado de trabalho. Agora, é só entender como utilizar esse recurso e impulsionar sua busca por emprego!

O que é storytelling?

Apesar de o storytelling parecer simples, existem algumas formas de você evoluir na forma como conta histórias, desenvolvendo também a sua habilidades de conversação em entrevistas de emprego.

Veja abaixo algumas dicas que separamos para você:

1. Início, desenvolvimento e conclusão

Comece sua história com um gancho interessante para captar a atenção do recrutador. Por exemplo, você pode começar contando uma situação desafiadora que enfrentou em um trabalho anterior e como superou isso.

Em seguida, desenvolva sua história com detalhes relevantes e mostre como suas habilidades foram fundamentais para resolver o problema. Finalize destacando o resultado positivo que você alcançou e como isso pode ser aplicado na posição em que está se candidatando.

2. Conexão Emocional e sua importância

Uma das principais vantagens do storytelling é a capacidade de criar uma conexão emocional com os recrutadores. Ao compartilhar suas experiências de forma autêntica, você desperta o interesse dos recrutadores. Não tenha medo de contar os desafios e aprendizados, pois isso demonstra sua capacidade de lidar com situações desafiadoras.

3. Histórias Impactantes

Prepare histórias que demonstrem suas habilidades e experiências relevantes para a posição. Lembre-se de adaptar a história de acordo com as perguntas feitas pelo entrevistador e enfatizar os resultados alcançados. Considere também estudar com antecedência os valores, cultura e código de ética da empresa, para que você possa trazer pontos chaves que relacionem a forma como você age em determinada história ao modo como a empresa enxerga que os seus funcionários devem agir. Por exemplo, se um dos pontos que a empresa traz é a “agilidade”, mostre como você foi ágil ao resolver um desafio.

Como aplicar o storytelling na busca de empregos?

A escuta ativa é o termo utilizado na comunicação onde o foco é ouvir com atenção. É necessário se dedicar para ouvir o que o candidato tem a dizer, interpretando não apenas as palavras, mas também os gestos, expressões e emoções transmitidas durante a conversa. Demonstrar empatia e interesse fará total diferença para que o candidato sinta-se a vontade em se expressar.

A hora de transformar suas experiências em oportunidades é agora!

Ao utilizar essa narrativa para contar sua vivência profissional, você transmite sua personalidade, habilidades e experiências de uma forma impactante e única. Portanto, lembre-se de aplicar o poder do storytelling para transformar suas experiências em oportunidades.

Utilizando essas estratégias, sua próxima grande jornada está prestes a começar!

Se você gostou do artigo, compartilhe esse conteúdo ou deixe seus comentários. Queremos saber da sua opinião.

Até mais!

Sumário

Compartilhe

Quer receber conteúdos incríveis?

Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

© 2020 – 2023 | Harpio Recursos Humanos Especializados Ltda.