O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com mais de 850 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios. Essa ferramenta é poderosa para profissionais que buscam evoluir nas suas carreiras, pois além de aumentar sua rede de networking ela possui muitas empresas de recrutamento, e que utilizam a plataforma para buscar candidatos que se encaixem no perfil pelo qual procuram.
Abaixo listamos umas dicas de como ter um bom perfil na rede:
A primeira impressão é a que mais importa! Sua foto de perfil é a primeira coisa que os usuários do LinkedIn verão quando visitar seu perfil. Use uma foto recente com uma visão clara do seu rosto e sem distrações, como um fundo chamativo. Evite selfies, roupas muito casuais, ou com outras pessoas.
O seu título é a frase que aparece abaixo do seu nome no LinkedIn e é um dos dados mais importantes e avaliados pelos recrutadores. Esse título deve ser objetivo e descrever sua área de especialização e competências por palavras-chaves. Evite usar apenas o cargo atual ou deixar o campo em branco.
Além disso, deve ser atraente o suficiente para chamar a atenção dos leitores e incentivá-los a visitar seu perfil. Por exemplo, um bom título para um profissional de marketing pode ser “Especialista em Marketing Digital com Experiência em SEO, PPC e Mídias Sociais”. Isso fornece uma descrição clara da função e das habilidades relevantes, além de otimizar palavras-chave e ser atraente o suficiente para atrair a atenção dos recrutadores.
O LinkedIn permite que você personalize o URL do seu perfil para torná-lo mais fácil de encontrar e lembrar. Crie URLs personalizados usando nomes completos ou variações deles.
Isso também ajuda a melhorar sua visibilidade nos resultados da pesquisa.
Criar um resumo forte. Mostre quem você é!
O campo “SOBRE” é onde incluímos um breve resumo, e é a seção mais importante do seu perfil do LinkedIn. Esse lugar é onde você irá se apresentar, contar sua história, destacar conquistas importantes e falar um pouco sobre você.
Use uma linguagem clara, gramaticalmente correta e evite gírias. Não tenha medo de mostrar sua personalidade e interesses fora do trabalho, mas foque em sua carreira.
No LinkedIn, você pode listar suas habilidades e pedir recomendações a outras pessoas. Certifique-se de escolher habilidades relevantes para sua área de especialização e peça recomendações a colegas e clientes que possam validar suas habilidades.
O perfil deve ser otimizado e atualizado, certifique-se de incluir informações atualizadas sobre sua carreira, tais como: Trabalhos atuais e anteriores, cursos e qualificações atuais e projetos relacionados. Isso ajudará a mostrar que você está comprometido e interessado em avançar em sua carreira.
Se você quer ser notado no Linkedin, você precisa utilizar o algoritmo a seu favor e consequentemente aumentar o engajamento. Para isso algumas dicas são importantes serem lembradas.
Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.